- 16 de fevereiro de 2021
- Posted by: SEO Agência Alper
- Category: Sem categoria
Uma das operações mais importantes e arriscadas realizadas pelos caminhoneiros, o basculamento é um procedimento que deve ser realizado de maneira bastante rígida, pois qualquer falha pode gerar grandes problemas.
Bascular o caminhão exige bastante atenção e é preciso seguir algumas dicas essenciais para ter mais segurança, até mesmo para evitar qualquer envolvimento em acidentes nas pontes e viadutos, por exemplo.
Por ser um tipo de procedimento rotineiro para muitos caminhoneiros, ele pode ser realizado muitas vezes com descuido, com resultados que podem ser catastróficos. Assim sendo, confira abaixo 5 dicas para bascular o caminhão com segurança.
Sempre que for bascular o veículo, tente fazer das dicas que separamos uma rotina. Dessa maneira, as chances de você esquecer de algo e de acontecer algum problema, serão mínimas.
Sempre distribua a carga de maneira uniforme
O processo de basculamento precisa ser pensado com antecedência, portanto sempre faça a distribuição correta da carga, de modo que os materiais diferentes possam ser descarregados no momento certo.
Nunca deixe um peso maior em diferentes áreas da caçamba, até mesmo para evitar quebras e tombamentos no procedimento. O ideal é equilibrar o peso sempre.
Não desrespeite os limites de carregamento
Você corre o risco de ser multado, durante o transporte, pelo excesso de peso. Assim sendo, nunca trafegue com um caminhão instável e que venha a exigir muito esforço do motor.
O sobrepeso pode ocasionar descontrole da carga e até mesmo danificar os equipamentos hidráulicos. Dessa maneira, sempre fique atento na hora de bascular, para que não aconteça nada sério.
Sempre verifique a carga
Sempre verifique, antes de bascular o caminhão, se a carga está úmida ou pegajosa. Um dos principais problemas que podem ocasionar acidentes, é o dos materiais com essas características grudarem, deixando a carga cair de vez.
Tente evitar a todo custo dar trancos na caçamba para que o material grudado saia. Busque sempre a ajuda de equipamentos que sejam adequados para realizar o descarregamento.
O basculamento deve ser feito em lugares firmes e nivelados
O basculamento não deve ser feito, em hipótese alguma, em terrenos que não são firmes ou que estão desnivelados. Se o procedimento for realizado em aclives e declives, pode ocasionar o capotamento do veículo.
Se não for possível encontrar um terreno que atenda às necessidades do basculamento, solicite o descarregamento de outra forma.
Verificar se existe rede elétrica nas proximidades
Preste muita atenção nos entornos da área, sempre antes de realizar o basculamento. Verifique se existem redes elétricas próximas e, na hora de bascular, não deixe a altura da caçamba chegar facilmente aos fios da rede elétrica, pois certamente as consequências serão fatais.
O mesmo conselho vale para viadutos e pontes. Tente contar sempre com o auxílio de uma pessoa que esteja fora do caminhão para se certificar que a caçamba está corretamente abaixada antes de sair, e para que o procedimento seja realizado da melhor forma.
Conclusão
Deu pra verificar que o basculamento é um procedimento que exige bastante atenção, não é mesmo? A escolha do veículo também pode impactar nesse sentido, portanto conte com a Irmãos Petersen se precisar alugar um caminhão basculante com toda a segurança possível!