× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3027-7473
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

Quais são os processos de terraplanagem?

Realizada em diversos tipos de construção, como estradas, barragens, terrenos, construções de prédios, entre outros, a terraplanagem é um procedimento realizado para aplanar um terreno. Mas você sabe quais são os processos de terraplanagem?

Assim sendo, para ajudar você a conhecer mais sobre o tema, abordamos abaixo os processos básicos da terraplanagem. Confira!

Escavação

É um processo que consiste em escavar a terra e rebaixar a topografia natural do terreno, de modo a deixá-lo adequado ao projeto de construção.

Escavação com remoção de terra

É quando a terra é escavada e depois levada por caminhões basculantes para aterros ou bota-foras.

Escavação sem remoção de terra

Popularmente conhecida como “corte e compensação”, esse processo escava a terra que se encontra acima das cotas do projeto, utilizando-a em áreas do terreno onde o nível se encontra abaixo dessas mesmas cotas.

Aterro

O aterro nada mais é do que o procedimento que deixa o terreno em nível. Ele ocorre, normalmente, com o uso de terra vermelha, que possui melhor rendimento na hora da compactação do aterro.

Aterro com importação de terra

Neste caso, quando não há material suficiente para o projeto de aterro no terreno, é realizada a importação de terra de outro lugar.

​Aterro sem importação de terra

Ao contrário do aterro com importação de terra, aqui o processo é feito através do corte e compensação.

Compactação de solo

Utilizando um equipamento chamado Rolo Compactador Pata (também conhecido como pé-de-carneiro), ele faz o processo de compactar e comprimir o solo, deixando-o mais firme e resistente.

Um engenheiro de solo ou calculista é o profissional responsável por calcular o nível de compactação do solo. A partir disso, são realizadas análises laboratoriais para definir a aptidão do solo para a construção.

O processo de compactação, na maioria das vezes, é realizado por camadas, a partir de um aterro de, no máximo, 20 cm de altura. Se a terra estiver seca, ela será umedecida por caminhão-pipa, mas caso contrário, apresentando-se úmida, um equipamento chamado Grade será usado para “secá-la”.

Somente após todos esses procedimentos, o Rolo Compactador Pata é utilizado. Não existe um número definido de camadas, podendo ser utilizadas quantas forem necessárias para que o terreno fique firme.

Troca de solo

A troca de solo é realizada quando a consistência do mesmo não garante o suporte para a construção. Para que essa conclusão seja possível, é realizado um estudo de solo. Após os procedimentos de escavação e remoção do solo, é feito o aterro com compactação para que o terreno fique adequado ao projeto.

Drenagem de solo

A drenagem é feita com a criação de canais em locais estratégicos, quando é detectado excesso de umidade no solo. Esse procedimento ajuda a escoar a água do terreno. Se a umidade que surgiu for por conta de alguma nascente no terreno, deve-se respeitar um raio de 50 m para criar um canal que possa desviar a água para longe da construção. 

Vale lembrar que se a fundação for profunda, a etapa da drenagem é ainda mais importante.

Prevenção de erosão

Para que não ocorra o aparecimento de nenhuma erosão, é utilizada uma técnica de criação de curvas de nível, responsáveis por captar a água que escorre pela terra, não deixando que ela crie velocidade e ajude a decompor o solo, abrindo valas.

Essa quantidade de curvas de nível localizadas no terreno dependerá unicamente da sua extensão e do grau de inclinação.

Conclusão

Se você precisa de um serviço de terraplanagem com todo o cuidado e qualidade para a sua obra, não deixe de contar com os Irmãos Petersen. Será um prazer atendê-lo!

Summary
Quais são os processos de terraplanagem?
Article Name
Quais são os processos de terraplanagem?
Description
Procedimento realizado para aplanar um terreno, a terraplanagem possui diversas etapas para garantir o sucesso de uma obra. Confira!
Author
Publisher Name
Irmãos Petersen
Publisher Logo


Deixe uma resposta