- 16 de janeiro de 2021
- Posted by: SEO Agência Alper
- Category: Sem categoria
O uso de peças pré-fabricadas em concreto acabou se tornando uma excelente opção para pavimentar áreas externas. Entretanto, não é apenas pela denominação acima que ele é conhecido. Existem diferentes nomes oferecidos pelo mercado para classificar o mesmo produto e composição, como bloquetes, pavimentos drenantes e pavimento intertravado, por exemplo.
Esse material é bastante utilizado em substituição ao paralelepípedo e, além disso, seu uso é perceptível em espaços públicos, entre eles:
- Praças;
- Estacionamentos;
- Avenidas;
- Calçadas;
- Pátios;
- Ciclovias, entre outros.
Assim sendo, o uso dos pavers de concreto em áreas residenciais tem ganhado destaque por conta das inúmeras vantagens oferecidas por eles, como você pode verificar abaixo:
- Ajustável conforme a necessidade de cada projeto;
- Alta resistência;
- Alto conforto de rolamento;
- Antiderrapante, ideal para cadeirantes e deficientes visuais;
- Aparência personalizada, que permite a aplicação de cores e diferentes paginações;
- Blocos disponíveis em formatos, como hexagonais, quadriculares, retangulares, entre outros;
- Ecológico e sustentável;
- Facilita a drenagem da água;
- Fácil instalação;
- Reduz o escoamento superficial.
Se você pretende utilizar este tipo de solução em sua casa, confira três dicas essenciais para usar o paver de concreto!
Espessura e tamanho
É preciso saber exatamente o tamanho e a espessura das peças de concreto que serão usadas em determinado projeto. Os profissionais que realizam essas considerações, como os arquitetos e os engenheiros, precisam considerar qual a carga máxima que o piso suporta, de modo a evitar afundamento e quebras do espaço.
A resistência à compressão deve ser a seguinte: fpk >35 MPa. Já a espessura das peças de concreto deve obedecer as seguintes indicações:
- Para tráfego leve de pedestres, 60 mm;
- Para tráfego de veículos comerciais e veículos pesados, 80 mm;
- E para situações de tráfego pesado, de 100 a 120 mm.
Segurança
Dessa maneira, para saber se o piso antiderrapante é condizente com o ambiente desejado, deve-se seguir uma classificação específica, que é denominada de Coeficiente de Atrito (CA), para evitar que ocorram acidentes.
Para saber se o piso antiderrapante é ideal para o ambiente desejado existe uma classificação que é chamada de Coeficiente de Atrito (CA). Seguir à risca essas regrinhas, evita e minimiza o perigo de acidentes.
- Para a rampa, o coeficiente deve ser de pelo menos 0,75
- Para garagem e escadas: 0,4
Outro índice a ser levado em conta é o PEI, que mede a resistência ao desgaste. Ele vai de zero a cinco, sendo que, quanto maior a resistência, melhor. Ao ser aplicado em áreas externas, o PEI não poderá ser inferior a quatro.
Checklist
Não esqueça de fazer um checklist reunindo os tópicos que forem mais importantes, sobre tudo o que diz respeito à escolha, instalação e preservação do material selecionado:
- Sempre escolher marcas certificadas e que atendam as normas técnicas;
- Solicitar o recebimento do material em paletes plastificados, para agilizar a descarga e evitar choques mecânicos;
- As peças devem ser armazenadas em locais planos, secos e que fiquem próximos ao local da instalação;
- As peças não podem ficar muito tempo paletizadas, portanto é importante conciliar o ritmo de recebimento dos pavers, assim como a velocidade de assentamento;
- Antes de assentar, verificar se as peças atingiram, pelo menos, 80% da resistência;
- Verificar as recomendações do projeto e as orientações da NBR 15.953 na hora da execução.
Conclusão
Dessa maneira, ao seguir essas dicas específicas, a instalação dos pavers de concreto será feita com todo o sucesso, garantindo a qualidade e durabilidade da peça!
Walking and exercising. buy viagra online malaysia Eat vegetable foods at all meals.