× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3027-7473
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

Principais etapas da pavimentação

Presente em nosso dia a dia mais do que imaginamos, a pavimentação nem sempre é compreendida e entendida da maneira exata. Afinal, como saber exatamente a presença dela em nossa rotina?

Muito simples. Quando você está indo para o trabalho, por exemplo, seja de carro ou de ônibus, é a pavimentação que o leva para o lugar desejado. Ou a rua, o asfalto, como quiser chamar.

Mas se o pavimento encontra-se desregular, apresentando muitos buracos e problemas, isso impacta diretamente no nosso cotidiano, não é mesmo? Portanto, é necessária a instalação de uma nova pavimentação, para que aquele caminho se torne um facilitador para o nosso destino.

Mas pavimentar uma via não é um trabalho extremamente fácil. Certamente é preciso muita análise e estudo para que o projeto em si fique adequado às necessidades de quem irá transitar por ali.

Com a finalidade de apresentar uma durabilidade que perdure por muito tempo, é importante que a remoção e a substituição sejam feitas mediante as delimitações desse mesmo projeto, garantindo o sucesso dessa reconstituição.

Mas antes que esse assunto fique complicado demais, vamos te explicar quais são as principais etapas de uma pavimentação, para você conseguir compreender a importância do assunto. Leia a seguir!

 

Planejamento 

O primeiro passo de um projeto de pavimentação é colocar as ideias no papel. Desse modo, vários conceitos são abordados: a definição do design do asfalto, até outras questões técnicas. Confira as mais importantes:

 

  • estudo sobre as propriedades e condições do solo e do terreno;
  • quantidade aproximada de tráfego que passa na via a ser pavimentada;
  • localização da área de pavimentação;
  • serviços que atuam na região (no caso, esgoto, drenagem e serviço público);
  • valor aproximado de custos de manutenção da rodovia.

 

Preparação da base e sub-base

Todo pavimento possui várias camadas, responsáveis por garantir a estabilidade e o suporte necessários para todo o peso e quantidade previstos para passar na região. Para que este procedimento obtenha o sucesso desejado, a preparação da base e sub-base é essencial para que ocorra esse reforço.

 

Mistura asfáltica

Depois de garantida toda a estrutura de suporte da nova pavimentação, é chegada a hora de preparar o material para o preenchimento do asfalto, ou seja, a mistura asfáltica. Portanto, para que este procedimento fique no ponto exato, deve-se fazer a junção de elementos como areia, óleo e agregados, que colaboram para chegar à textura de cor preta, essencial para o projeto.

 

Articulação e transição

A partir deste ponto, deve ser feita a ligação do asfalto com os outros elementos que compõem o ambiente, como calçadas e guias rebaixadas. Certamente, isso facilita não só a passagem de carros e pedestres, como também o escoamento de água de chuva, por exemplo.

 

Compressão final

Após passar por todas as etapas, chega a hora de compactar a superfície, para que não fique saliente nenhum tipo de material utilizado nos processos anteriores. Assim sendo, com o uso de um rolo compressor, são retirados os excessos de pedras e saliências, tornando a superfície lisa, propícia para começar a ser utilizada.

 

Conclusão

O serviço de pavimentação garante a reformulação do asfalto e dos elementos que o cercam, garantindo uma sobrevida considerável e evitando que ocorram problemas mais graves, como acidentes, derivados da deterioração da via. Apesar de ser um projeto, a princípio, complicado de entender, a sua importância está mais presente em nossa rotina do que podemos imaginar.

 

Portanto, se você precisar dos melhores equipamentos e atendimento para a realização de pavimentação com eficácia, não deixe de entrar em contato com a Irmãos Petersen!

Summary
Principais etapas da pavimentação
Article Name
Principais etapas da pavimentação
Description
Pavimentar uma via não é um trabalho extremamente fácil. Certamente é preciso muita análise e estudo para que o projeto em si fique adequado às necessidades de quem irá transitar por ali.
Author
Publisher Name
Irmãos Petersen
Publisher Logo


Deixe uma resposta