× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3027-7473
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

Saiba como é feita a terraplanagem em declive

Uma das etapas mais importantes da construção civil, a terraplanagem, chamada também de terraplenagem, é responsável pelo preparo do solo antes de qualquer projeto ser iniciado. Além disso, possui vários tipos de nivelamento, como por exemplo o declive e o aclive.

Dada essa diferença, nesse post esclarecemos as características principais desse tipo de técnica. Confira!

O que é terraplanagem?

O principal objetivo da terraplanagem é preparar o solo para a construção de prédios, casas, rodovias ou qualquer outro tipo de projeto que exige nivelamento. Além disso, também é utilizada em contenção de encostas, evitando o deslizamento de terra e erosões.

E entre suas principais etapas, estão:

  • destocamento, no qual é realizada a limpeza para retirar árvores, plantas e entulhos, podendo ser utilizada a pá-carregadeira para essa função;
  •  escavação, que tem como objetivo alcançar o nível planejado por meio da remoção de terra com o uso de máquinas como a mini escavadeira ou retroescavadeira;
  • drenagem, para retirar água, se necessário;
  • demolição, quando há construções no terreno;
  • aterro, nessa etapa são depositadas camadas de terra no local escavado;
  • compactação, reduz o volume do solo para torná-lo rígido, preparado e resistente, sendo utilizados equipamentos como o rolo compactador.

Se necessário, também pode ser feita a troca de solo, principalmente em casos onde não há estrutura adequada para a edificação de obras complexas. Entretanto, quanto mais difícil e elaborada a terraplanagem, mais caro torna-se o projeto final.

O que é terraplanagem em declive?

O terreno pode apresentar variações em sua superfície, e essa instabilidade é inadequada para qualquer construção. Por esse motivo, ao preparar o solo, é preciso estudá-lo e nivelá-lo de acordo com suas características. 

E a particularidade principal do terreno com declive é o maior acúmulo de terra e materiais na parte da frente em relação à de trás, tornando-o difícil de ser manipulado. Isso ocorre pois a etapa de aterramento é mais custosa, uma vez que é preciso compensar o nível até que ele esteja na mesma altura da parte mais alta.

Características principais

A terraplanagem em terrenos com declive possui algumas particulares, como as descritas a seguir:

  • nível da frente mais alto do que o de trás;
  • dificuldade em nivelar;
  • pode exigir construção de muro de arrimo (estrutura que faz a contenção de terra ou de materiais que podem deslizar);
  • dependendo do grau de desnível, pode encarecer significativamente o preço do projeto.

Entretanto, para uma análise mais detalhada e específica, faz-se necessário a contratação de profissionais experientes, pois é preciso considerar não apenas o nível do solo, mas também o tipo de construção e outros fatores que impactarão na terraplanagem.

Conclusão

A terraplanagem é um dos primeiros passos para a realização de qualquer obra, sendo a etapa em que o solo é preparado. Por isso, realizar todas as etapas de forma correta com profissionais competentes e equipamentos de qualidade é o que definirá se o projeto será um sucesso ou um completo desastre.

Por esse motivo, busque sempre empresas com experiência ampla no setor, como a Irmãos Petersen, referência em Terraplanagem em Curitiba, que também fornece serviços como locação de máquinas para construção e pavimentação asfáltica.



Deixe uma resposta