Uma das etapas mais importantes da construção civil, a terraplanagem, chamada também de terraplenagem, é responsável pelo preparo do solo antes de qualquer projeto ser iniciado. Além disso, possui vários tipos de nivelamento, como por exemplo o declive e o aclive.
Dada essa diferença, nesse post esclarecemos as características principais desse tipo de técnica. Confira!
O que é terraplanagem?
O principal objetivo da terraplanagem é preparar o solo para a construção de prédios, casas, rodovias ou qualquer outro tipo de projeto que exige nivelamento. Além disso, também é utilizada em contenção de encostas, evitando o deslizamento de terra e erosões.
E entre suas principais etapas, estão:
- destocamento, no qual é realizada a limpeza para retirar árvores, plantas e entulhos, podendo ser utilizada a pá-carregadeira para essa função;
- escavação, que tem como objetivo alcançar o nível planejado por meio da remoção de terra com o uso de máquinas como a mini escavadeira ou retroescavadeira;
- drenagem, para retirar água, se necessário;
- demolição, quando há construções no terreno;
- aterro, nessa etapa são depositadas camadas de terra no local escavado;
- compactação, reduz o volume do solo para torná-lo rígido, preparado e resistente, sendo utilizados equipamentos como o rolo compactador.
Se necessário, também pode ser feita a troca de solo, principalmente em casos onde não há estrutura adequada para a edificação de obras complexas. Entretanto, quanto mais difícil e elaborada a terraplanagem, mais caro torna-se o projeto final.
O que é terraplanagem em declive?
O terreno pode apresentar variações em sua superfície, e essa instabilidade é inadequada para qualquer construção. Por esse motivo, ao preparar o solo, é preciso estudá-lo e nivelá-lo de acordo com suas características.
E a particularidade principal do terreno com declive é o maior acúmulo de terra e materiais na parte da frente em relação à de trás, tornando-o difícil de ser manipulado. Isso ocorre pois a etapa de aterramento é mais custosa, uma vez que é preciso compensar o nível até que ele esteja na mesma altura da parte mais alta.
Características principais
A terraplanagem em terrenos com declive possui algumas particulares, como as descritas a seguir:
- nível da frente mais alto do que o de trás;
- dificuldade em nivelar;
- pode exigir construção de muro de arrimo (estrutura que faz a contenção de terra ou de materiais que podem deslizar);
- dependendo do grau de desnível, pode encarecer significativamente o preço do projeto.
Entretanto, para uma análise mais detalhada e específica, faz-se necessário a contratação de profissionais experientes, pois é preciso considerar não apenas o nível do solo, mas também o tipo de construção e outros fatores que impactarão na terraplanagem.
Conclusão
A terraplanagem é um dos primeiros passos para a realização de qualquer obra, sendo a etapa em que o solo é preparado. Por isso, realizar todas as etapas de forma correta com profissionais competentes e equipamentos de qualidade é o que definirá se o projeto será um sucesso ou um completo desastre.
Por esse motivo, busque sempre empresas com experiência ampla no setor, como a Irmãos Petersen, referência em Terraplanagem em Curitiba, que também fornece serviços como locação de máquinas para construção e pavimentação asfáltica.
It can be in the form of bread, pasta, rice, potato, legumes, cereals or fruit. viagra for sale If they still persist: Take infusions of mint, cumin or pineapple juice.