× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3027-7473
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

A importância da terraplenagem

A grande maioria dos terrenos necessitam de terraplenagem antes de iniciar uma obra de construção. Este serviço é geralmente efetuado com máquinas retroescavadeiras, pá carregadeiras ou tratores de esteira que fazem o nivelamento do solo retirando terra de locais mais elevados para colocar em parte do terreno mais baixo, bem como fazer a limpeza de eventuais detritos como a retirada de vegetação, restos de árvores e de eventuais pedras de maior porte que prejudiquem a execução dos projetos.

Este procedimento geralmente é acompanhado pelo profissional Engenheiro ou Arquiteto responsável pela execução da obra e segue as cotas de níveis definidas e baseadas no levantamento planialtimétrico do terreno e que são mostrados no desenho da planta baixa do dependendo do perfil do terreno, das cotas abaixo ou acima dos níveis da rua e do grau de dificuldade para executar a terraplenagem o custo deste serviço pode representar até 1/5 do valor total de uma construção.

Mas será que o seu terreno precisará de terraplenagem para abrigar a construção de sua casa?

Em primeiro lugar, você deverá saber quais as cotas e níveis de onde será projetada a sua moradia. Se o terreno tiver cotas muito acima (em aclive) ou muito abaixo (em declive) das cotas da rua é importante contratar um levantamento planialtimétrico  elaborado por um profissional topógrafo.

Caso avalie que as cotas estejam com desníveis próximos a 1 metro, então o seu mestre de obras poderá medir os níveis com o auxílio de uma mangueira de água, réguas ou guias para marcar as alturas e desenhar no papel um perfil com as medidas de cotas do terreno que definirão a locação da casa. O ideal é que o nível plano do lote esteja o mais próximo possível das cotas e níveis da rua que dá acesso ao seu terreno.

Nesta etapa é interessante que o responsável técnico pela execução da obra (Engenheiro ou Arquiteto) também avalie o tipo de solo e sua resistência para suportar as cargas nas fundações. Principalmente onde ocorreu colocação de terra e que chamamos de aterros. Pois sobre aterros recentes é impróprio assentar as sapatas por exemplo.

Como pode ser feita a terraplenagem?

Após este estudo, a equipe poderá escolher qual o processo a ser adotado para viabilizar a construção. São eles: escavação (em que a terra é retirada do local), aterramento (em que a terra é colocada – sendo a terra vermelha a mais utilizada), drenagem (retirada de água), destocamento (retirada de restos de árvores e/ou plantas), demolição/remoção (destruição de uma edificação já existente para dar lugar a outra) e compactação do solo (através de rolos compressores, gerando estabilidade).

Problemas causados por terraplenagem malfeita

A terraplanagem quando não é executada da forma adequada conforme as normas técnicas podem acarretar problemas como a erosão e o possível dezlizamento de terra. Principalmente em terrenos de encostas de morros fortemente inclinados.

Nestes locais deve ser considerado o estudo e execução de uma boa drenagem das águas da chuva bem com a construção de muros de contenção de terras. Em tais situações é importante planejar a inclinação segura do terreno (taludes) para evitar a descida de barreiras.

Vale a pena também verificar junto a prefeitura da sua cidade se há alguma legislação no código de obras municipal com exigências e impedimentos construtivos para áreas com maior inclinação.

Evite o embargo da obra por corte indevido de árvores

Não é comum a ocorrência de embargos de obras bem como os proprietários serem processados pelos promotores públicos devido ao corte irregular de árvores que estão no interior do seu terreno. Principalmente onde existem árvores que estão vivendo no local há muitos anos.

Portanto evite aborrecimentos e consulte na prefeitura ou órgão público responsável (Ibama) afim de obter a devida licença de corte bem antes que o seu prestador de serviços entre com as máquinas no seu terreno para iniciar a limpeza. Caso tenha que descartar algum material em outro lugar solicite autorização para a sua destinação.

Prestadores de serviço para terraplenagem com experiência

É importante buscar prestadores de serviços em terraplenagem com certo reconhecimento no mercado. Nesse sentido antes de contratar esses serviços busque saber informações e referências de clientes que já tenham utilizado dos serviços.

Confira se a empresa está devidamente inscrita no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA e se tem um responsável técnico pela empresa e pelos serviços. A experiência e habilidade dos operadores de máquina, pode definir maior ou menor valor nos custos e horas trabalhadas.



Deixe uma resposta